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3 Dicas para enfrentar o calor e manter o rendimento nos treinos

Ainda estamos comemorando a chegada da primavera que chegou oficialmente no último dia 22 (sexta) e consequentemente, o calor que já domina boa parte do território brasileiro e preocupa a maioria dos corredores que começam a pensar no sofrimento de treinar com temperaturas elevados. Porém não precisa ser assim, afinal, o ser humano tem por natureza a capacidade de adaptação ao calor e pode sim fazer dele um ótimo aliado para melhorar o seu desempenho. Por isso, corredor, nada de preocupação: com o jeito certo e com pequenos ajustes diários, você poderá continuar correndo atrás de melhores resultados.

A primeira dica para encarar o calor é aprender a ouvir o seu corpo e ficar atento a todos os sinais. O calor exige mais do corpo, por isso, diminuir o ritmo e se for preciso, caminhar um pouco é totalmente cabível e ter capacidade de compreensão sobre limites físicos é essencial para qualquer evolução na corrida.

Tanto para corredores iniciantes quanto para avançados, a regra de correr sempre até as 10h ou após 16h para evitar exposição ao sol é essencial. Além disso, procure fazer o treino em lugares arejados ou indoor para manter o ritmo proposto e evitar futuros desgastes. Caso se sinta confiante de correr em lugares com poucas sombras, lembre-se de ir sempre com cautela e prudência para entender até onde o seu corpo pode ir e evite sempre correr ao sol do meio-dia
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A segunda dica é reforçar a hidratação. Beber bastante água durante todo o dia e após o treino, fará com o que você não entre no caso de desidratação que é composto por perda de energia, tontura, falta de concentração, câimbras e também dores de cabeça. Portanto: abusar da água e de bebidas isotônicas fará você continuar correndo de forma saudável, sem precisar abandonar o treino ou a prova de rua.
A terceira dica é consumir alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes. Evite alimentos gordurosos e com frituras e que possam dificultar a digestão e absorção do organismo e assim, prejudicar a sua corrida. A penúltima dica é sempre apostar em vestimentas com cores claras e leves, já que elas ajudam na transpiração e circulação do ar.

O mesmo se aplica aos pés quando meias sem costuras evitam o atrito e diminuem a chance de bolhas em caso de contato com água ou do próprio suor. Outro ponto muito importante é nunca se esquecer de passar protetor solar à prova d’agua para evitar queimaduras na pele e também deixar a pele hidratada.

A última dica é ao sentir sinais fortes de exaustão, tonturas ou sintomas relacionados, pare o treino imediatamente e se hidrate. Não ultrapasse esse limite que poderá fazer com o seu corpo entre em colapso, caso a temperatura corporal chegue a 42º C. Tenha consciência de que aumentar a frequência e duração dos intervalados de descanso irão fazer com o seu corpo se recupere e não sofra, afinal, correr para sempre deve ser prioridade e você não pode colocar tudo a perder em apenas um treino, correto? Bons treinos, corredores!

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