MANTLE MODA SPORT

AssessoriaEsportiva

7 MOTIVOS PARA SE TREINAR EM UMA ASSESSORIA ESPORTIVA

BHRace

 

A corrida de rua é um dos esportes mais democráticos que existem. Para praticá-la basta um tênis, uma roupa adequada e partiu rua. Mas, se é simples praticar, por que treinar com uma assessoria esportiva?

Antes de listarmos os sete principais motivos para se correr numa assessoria esportiva de corrida de rua vamos saber o que dizem os proprietários de assessoria.

Para a professora de educação física e proprietária da Assessoria Esportiva Gente Que Corre, de Rio Verde, Goiás, Valquiria Carmona Bellodi, a vantagem de correr numa assessoria esportiva, vai além do seguir planilhas e obter qualidade na prescrição do treinamento. Segundo ela, o vínculo de amizade e companheirismo que se cria quando se corre em equipe é que anima o corredor a seguir adiante e não querer parar mais.

“É o relacionamento, a amizade, é essa integração com a corrida, que segura a turma. São os laços criados, diria que os nós, que são fortes o bastante para que um corredor compareça aos treinos mesmo embaixo de chuva, do frio ou num fim de dia exaustivo de trabalho”, disse Valquiria.

Para o treinador de corrida e coordenador da BHRace Treinamento Esportivo, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Fillipe Biancardi Ribeiro, um indivíduo que treina com acompanhamento de uma assessoria esportiva, tem seus resultados na corrida otimizados.

“Uma assessoria esportiva oferece ao atleta profissional ou amador, um planejamento e monitoramento na corrida. Um treinador saberá dosar as cargas de exercícios, conseguindo de forma segura melhores resultados em menos tempo”, disse Felipe.

Para o treinador Enício Pereira, de Vitória, Espírito Santo, da assessoria que leva o seu nome, uma assessoria esportiva vai fazer todo o planejamento de treino para o atleta, um diagnóstico de capacidade física para saber qual o tipo de treino a ser feito.

“Todo esse acompanhamento é para evitar lesões, gerar motivação nos treinos, e oferecer um treinamento mais eficaz”, disse Enício.

De acordo com a profissional de educação física e sócia-diretora da DUO Clube Assessoria Esportiva, de Salvador, Bahia, Eneida Baptista de Melo, quando alguém decide correr por conta própria passa a fazer pesquisas generalizadas na internet para saber como correr, mas segundo ela, essa auto-orientação funciona até um tempo, depois a pessoa estagna.

“Porque não tem ninguém avaliando sua evolução e desempenho e fornecendo os estímulos necessários para que a adaptação do corpo aconteça”, avalia Eneida.

 

7 MOTIVOS POR QUE TREINAR EM UMA ASSESSORIA ESPORTIVA:

1 – Motivação: o simples fato de observar pessoas treinando em um grupo já é um incentivo inicial para sair do sedentarismo e de se juntar a elas.

2 – Disciplina: os participantes ficam mais disciplinados do que treinar sozinhos. Os integrantes do grupo “cobram” a presença do colega, que acaba indo mesmo em dias chuvosos e frios.

3 – Desempenho: atingir um objetivo, seja ele completar uma prova ou vencê-la, concluir uma nova distância ou percurso mais difícil, melhorar as marcas, chegar ao peso pretendido etc., é motivo para não faltar os treinos, receber elogios dos outros integrantes e para comemorações.

4 – Apoio: “aquela força moral” nunca falta, mesmo diante das dificuldades de se atingir certos objetivos, por isso é mais difícil de desistir.

5 – Segurança: correr em grupo é bom para inibir a ação de ladrões e também para que haja auxílio imediato, caso alguém se lesione ou eventualmente venha a passar mal.

6 – Socialização: melhora o círculo social, pois proporciona aumento do número de amigos. Nos treinos acabam surgindo outras atividades em comum, como viagens para participação em eventos esportivos, festas, churrascos etc.

7 – Equipe especializada: formada por professores de educação física, fisiologista, nutricionista, endocrinologista, cardiologista, psicólogo, fisioterapeuta e massoterapeuta, está sempre à disposição do atleta assessorado para melhorar seu condicionamento físico, contribuindo para que o indivíduo pratique exercícios regularmente.

[mashshare] [mashshare]