MANTLE MODA SPORT

JoseiltondaSilvaSantos2

Com a venda de cocadas, corredor participa de competições pelo Brasil

JoseiltondaSilvaSantos

 

O sergipano Joseilton da Silva Santos, 39 anos, natural de Santo Amaro das Brotas, é um exemplo de que se você tem um sonho a ser realizado basta ter uma meta e depois muita dose de trabalho – e para usar uma linguagem de corredores –, de suor e transpiração que é possível alcançá-lo.

As dificuldades financeiras não foram empecilhos para que Joseilton deixasse de praticar – aquilo que descobriu já adulto – uma das grandes paixões na vida: a corrida de rua, em competições oficiais.

Por não contar com nenhum tipo de apoio financeiro ou patrocínio, o brotense, por indicação de um amigo de Brasília, decidiu vender as cocadas que ele próprio faz em casa, para ajudar no custei das provas de corrida de rua que acontecem pelo país afora.

Por onde passa, o ultramaratonista conquista as pessoas com seu carisma, humildade e também com o seu talento. E é sempre um orgulho para ele dizer que representa dois lugares importantes: o povoado Flexeiras, em Santo Amoro das Brotas, em Sergipe, e a sua cidade atual, Macaé, Rio de Janeiro. Ele divide o tempo de atleta com o seu trabalho de pedreiro e vigia. 

‘PAPA LÉGUAS’ E ‘TCHIBAS’

Devido a sua vertiginosa velocidade, Joseilton Silva, é conhecido como “Papa Léguas”, em referência ao personagem de desenho criado pelos estúdios Warner Bros. Já no povoado de Flexeiras, o atleta era chamado de ‘tchibas’. Perguntamos ao ultramaratonista o que significava o nome. “Não sei, já procurei e nada”, falou descontraidamente o atleta.

Além do seus esforços com a venda das cocadas, somadas a renda dos dois empregos, a participação do atleta nas competições tem sido possível graças à ajuda e apoio dos amigos e familiares. Joseilton contou quem nos estados em que vai correr, amigos oferecem estadia, alimentação e até ajuda de custo.

“Se não tenho patrocínio para participar das provas tenho que lutar com o que tenho as mãos”, disse Joseilton se referindo a venda das suas cocadas para poder realizar seu grande sonho que é correr em provas de corrida de rua pelo Brasil.

CORRENDO NA ESCOLA

Sua história com a corrida, ainda embrionária, começou por acaso. No período de estudante, fazia um percurso de 7km de sua casa, no povoado de Flexeiras, em Santo Amaro das Brotas, até a escola, localizada no povoado de Aguada, em Carmópolis. Na volta para casa, já caindo à noite, Joseilton, “trotava ou corria” como ele diz.

Joseilton participava de competições de corrida na escola. Ganhava todas. Mas ainda assim o amor pelo esporte ainda não havia brotado.

Numa dessas suas idas e vindas casa-escola uma professora passando de carro ao lado de Joseilton, percebendo sua desenvoltura ao correr, gritou da janela do veículo: “Eu vou te levar para a São Silvestre!”. A frase soou apenas como curiosa, no entanto parecia uma presságio do que viria a acontecer com o corredor anos depois.

Anos mais tarde, casado e pai de dois filhos, Joseilton decidiu sair de sua terra natal e foi procurar emprego na construção civil na cidade de Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro.

A DESCOBERTA DA CORRIDA

No Rio, o grito da professora que passou por ele no trajeto entre a escola e a casa, ecoou em seus ouvidos e o inquietou. Foi então que Joseilton pesquisou na internet as palavras “Corrida de São Silvestre”. Mas se deparou com a Maratona Internacional de São Paulo. E se inscreveu. A Meia Maratona de São Paulo, de 2011, foi a primeira prova oficial em que o brotense participou. Ele competiu na prova dos 10km e chegou em 65º lugar geral com um tempo de 39min33.

O “estalo”, podemos dizer, o momento em ele disse interiormente “eu nasci para fazer isso” aconteceu nessa prova. “Me encantei com a corrida. Foi amor à primeira vista”, conta Joseilton.

Na São Silvestre, a principal corrida de rua da América Latina, Joseilton viria a correr em 2015. Ele foi para a competição só com o dinheiro de ida. Ficou no 131º lugar com o tempo de 57min.

Como não tinha dinheiro para voltar para Macaé, amigos que fazem parte de um grupo de WhatsApp, se mobilizaram e fizeram uma vaquinha para que o atleta pudesse retornar para casa. “Cheguei a chorar. Nem contei o dinheiro na hora. Depois fui ver que tinha 620 reais. Fiquei muito grato e emocionado”, conta o atleta.

Depois de ter corrido pela primeira vez a mais tradicional prova do atletismo brasileiro, Joseilton fez um quadro com a camisa da corrida e do envelope da vaquinha.

INÍCIO DA VENDA DAS COCADAS

Foi a partir desse ano, 2015, que Joseilton passou espontaneamente a levar suas cocadas para as provas em que participava e distribuir gratuitamente para os corredores e amigos. O que começou apenas como uma forma de carinho e gratidão pelas amizades que ele fazia em cada corrida, passou a ser renda para que pudesse participar de futuras provas pelo país.

Em 2016, um amigo de Brasília lhe deu a ideia de vender as cocadas como forma de angariar dinheiro para custear suas corridas. Joseilton abraçou a ideia do amigo e empreendeu. A partir de então, em qualquer prova que vai, Joseilton leva suas cocadas, não mais para dar, mas para vender e fazer dinheiro para as próximas competições.

Joseilton leva consigo cerca de 400 cocadas para cada prova e fatura cerca de 500 reais. Os sabores são variados: cocada de paçoca, coco, maracujá, goiaba e devido à grande procura está planejando fazer no sabor chocolate com pimenta. “As cocadas são a minha marca. Onde eu chego as pessoas já me procuram pra comprar”, conta o corredor.

“Não tenho patrocínio e as cocadas me dão o dinheiro de que preciso para participar das corridas. O dinheiro é suado. Não vivo da corrida. Atualmente tenho duas ocupações, mas as cocadas continuam sendo o carro chefe”, esclarece Joseilton.

Joseilton anuncia suas cocadas em grupos de corredores no WhatsApp e em sua página pessoal no Facebook. Ele conta que muitas pessoas se oferecem a pagar antecipadamente pelas cocadas fazendo depósitos, como uma forma de ajudar o corredor, mas Joseilton se recusa a aceitar.

PÓDIOS E VITÓRIAS

O doce já permitiu ao atleta participar de várias provas pelo país. Ao todo já são 86 competições e 38 pódios. Só em 2016, o pedreiro, vigia, vendedor de cocadas, corredor e triatleta, fez 16 pódios. Dessas, foi 1º lugar numa ultra ocorrida em Macaé.

O primeiro pódio oficial de Joseilton foi em 2012 no Circuito Atenas Rio de Janeiro, nos 10km, em que ficou em 4º lugar geral. No mesmo ano, participou da Maratona Pro-Adidas Rio de Janeiro, nos 14km, ficou em 7º lugar geral. Já em 2013, ficou em 4º lugar geral no Circuito dos Correios Rio de Janeiro, nos 10km, com o tempo de 32min43seg. Essa foi a sua melhor marca em provas de 10km.

Considera pelo corredor como a sua principal prova da carreira, Joseilton Silva se consagrou campeão na sua categoria da Ultramaratona 6 horas em Maldonado, Uruguai, ocorrida em março deste ano, sua primeira competição internacional.

Joseilton treina sozinho, sem nenhuma acompanhamento profissional. Não segue planilhas elaboradas de treinos. A preparação para as provas vem da sua experiência nas corridas. Embora não seja patrocinado, o atleta disse que se um patrocinador aparecer será muito bem-vindo.

A meta agora de Joseilton é participar do mundial XTerra que acontece no Havaí, EUA, em dezembro. “Vou ter que vender muita cocada”, disse aos risos o corredor.

 

[mashshare] [mashshare]

MEU CARRINHO DE ORCAMENTO

Economize comprando um de nossos pacotes

Ou insira os produtos desejados na lista abaixo (clique aqui).

Pacote BASIC

Itens do Pacote:

Economize até 10%no valor dos itens

Pacote PREMIUM

Itens do Pacote:

MELHOR CUSTO BENEFÍCIO

Economize até 15%no valor dos itens

Pacote PROFESSIONAL

Clique para expandir os pacotes

Produtos adicionados ao seu orçamento:

Nenhum produto adicionado a lista. Clique aqui para adicionar

  • Produto

    Quantidade

    Remover

Preencha seus dados:

Modelos Criados (simulador):

Adicione mais produtos a sua lista de orçamento:

  • Camisa Poliamida Meia Manga Masculina

    Tecido poliamida Pro, produzido com trama de fibras especiais, telado 100% poliamida para desempenho e ventilação que melhora o desempenho na atividade física. Controle ágil de umidade, ativando a saída do suor da pele e proporciona secagem rápida da camisa, dando sensação de frescor ao corpo e garantindo conforto e mantendo o corpo seco durante a atividade física.

    Saiba mais
  • Camisa Poliamida Meia Manga Feminina

    Ventilada, a Viseira Speedo Wave é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Confeccionada em Poliéster, possui logotipo bordado e fecho em velcro com elástico.

    Saiba mais
  • Camisa Poliamida Regata Masculina

    Tecido poliamida Pro, produzido com trama de fibras especiais, telado 100% poliamida para desempenho e ventilação que melhora o desempenho na atividade física. Controle ágil de umidade, ativando a saída do suor da pele e proporciona secagem rápida da camisa, dando sensação de frescor ao corpo e garantindo conforto e mantendo o corpo seco durante a atividade física.

    Saiba mais
  • Jaqueta COLDRun Unisex

    Sempre focado em conforto e praticidade, o agasalho ColdRUN Mantle é ideal em dias mais frios. Com o toque suave do Dry Poliéster Flanelado, conta com dois bolsos na frente, elaborados para guardar pequenos objetos. O fechamento é em zíper frontal, que facilita na hora de se vestir.

    Saiba mais
  • Camisa Poliamida Machão Masculina

    Ventilada, a Viseira Speedo Wave é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Confeccionada em Poliéster, possui logotipo bordado e fecho em velcro com elástico.

    Saiba mais
  • Camisa Poliamida Manga Longa Masculina

    Ventilada, a Viseira Speedo Wave é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Confeccionada em Poliéster, possui logotipo bordado e fecho em velcro com elástico.

    Saiba mais
  • Camisa Poliamida Regata Feminina

    Ventilada, a Viseira Speedo Wave é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Confeccionada em Poliéster, possui logotipo bordado e fecho em velcro com elástico.

    Saiba mais
  • Camisa Poliamida Manga Longa Feminina

    Ventilada, a Viseira Speedo Wave é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Confeccionada em Poliéster, possui logotipo bordado e fecho em velcro com elástico.

    Saiba mais
  • TOP ACTION Ultra Compress

    Os sutiãs comuns são ineficazes e podem ocasionar lesões na coluna, desconforto durante os treinos e dores musculares. O uso de tops e sutiãs esportivos diminui em até 80% estes efeitos, desde que estejam de acordo com o biotipo de cada mulher. A poliamida garante alta compressão, sobreposições proporcionam mais segurança Alta flexibilidade e conforto além de facilitar a evaporação da transpiração.

    Saiba mais
  • Calção MOVERun Performance Masculino

    Tecido super leve, produzido com Dry Especial, que agrega ainda mais benefícios à peça. Possui sistema de controle ágil de umidade, ativando a saída do suor da pele e proporciona secagem rápida da peça, dando sensação de frescor ao corpo e garantindo conforto térmico durante a atividade física.

    Saiba mais
  • Calção MOVERun Performance Feminino

    Tecido super leve, produzido com Dry Especial, que agrega ainda mais benefícios à peça. Possui sistema de controle ágil de umidade, ativando a saída do suor da pele e proporciona secagem rápida da peça, dando sensação de frescor ao corpo e garantindo conforto térmico durante a atividade física.

    Saiba mais
  • Calção MOVERun Elite

    Tecido super leve, produzido com Dry Especial, que agrega ainda mais benefícios à peça. Possui sistema de controle ágil de umidade, ativando a saída do suor da pele e proporciona secagem rápida da peça, dando sensação de frescor ao corpo e garantindo conforto térmico durante a atividade física.

    Saiba mais
  • Bermuda MOVERun ULTRACompress Masculina

    A bermuda Ultra Compress melhora o desempenho e a qualidade dos movimentos durante a atividade física, e a rápida transferência do suor para o ambiente externo, tornando a secagem da peça mais rápida e gerando conforto térmico. *Costuras reforçadas e com técnicas especiais de pontos entre pontos que diminui o contato direto com a pele através de suas tramas. Bolsos laterais para objetos e personalização.

    Saiba mais
  • Bermuda MOVERun ULTRACompress Feminina

    A bermuda Ultra Compress melhora o desempenho e a qualidade dos movimentos durante a atividade física, e a rápida transferência do suor para o ambiente externo, tornando a secagem da peça mais rápida e gerando conforto térmico. *Costuras reforçadas e com técnicas especiais de pontos entre pontos que diminui o contato direto com a pele através de suas tramas. Bolsos laterais para objetos e personalização.

    Saiba mais
  • Calça MOVERun ULTRACompress Masculina

    A calça Ultra Compress melhora o desempenho e a qualidade dos movimentos durante a atividade física, e a rápida transferência do suor para o ambiente externo, tornando a secagem da peça mais rápida e gerando conforto térmico. *Costuras reforçadas e com técnicas especiais de pontos entre pontos que diminui o contato direto com a pele através de suas tramas. Bolsos laterais para objetos e personalização.

    Saiba mais
  • Calça MOVERun ULTRACompress Feminina

    A calça Ultra Compress melhora o desempenho e a qualidade dos movimentos durante a atividade física, e a rápida transferência do suor para o ambiente externo, tornando a secagem da peça mais rápida e gerando conforto térmico. *Costuras reforçadas e com técnicas especiais de pontos entre pontos que diminui o contato direto com a pele através de suas tramas. Bolsos laterais para objetos e personalização.

    Saiba mais
  • Shor-Saia MOVERun

    Tecido DRYFIT que absorve o suor e ajuda a manter o corpo seco e confortável. Cós anatômico para melhor caimento, contorno do corpo e ventilação. Possui sistema de controle ágil de umidade, ativando a saída do suor da pele e proporciona secagem rápida da peça, dando sensação de frescor ao corpo e garantindo conforto térmico durante a atividade física.

    Saiba mais
  • Viseira SPEEDRun

    Tecido composto por microfibra, aba em tamanho especial, tecido especial interno no encaixe da testa, evitando que o suor atrapalhe durante o exercício, logo personalizado na parte frontal e lateral.

    Saiba mais
  • Manguito COMPRESS XD

    Tecido composto por microfibra, aba em tamanho especial, tecido especial interno no encaixe da testa, evitando que o suor atrapalhe durante o exercício, logo personalizado na parte frontal e lateral.

    Saiba mais
  • Canelito COMPRESS XD

    Tecido composto por microfibra, aba em tamanho especial, tecido especial interno no encaixe da testa, evitando que o suor atrapalhe durante o exercício, logo personalizado na parte frontal e lateral.

    Saiba mais
  • Mochila Atlética

    A mochila atleta BSC Mantle é prática, um acessório extremamente fácil de usar, perfeito para rápido acesso aos seus materiais esportivos essenciais.

    Saiba mais
  • Bandeira PODIUM

    Tecido 100% poliéster alta resistência e brilho, impressões digital o que eleva as possibilidades de criação e design, dois tamanhos grande e médio. Ideal para pódios e assessorias esportivas.

    Saiba mais

Sua solicitação está sendo processada.

Dependendo da quantidade de modelos, esse processo pode demorar alguns ou vários segundos. Por favor, aguarde...

Sua solicitação de orçamento foi enviada com sucesso!

Agora um de nossos consultores fará a avaliação de seu pedido, e enviará a resposta do orçamento em até 24 horas.

Camisa FASTRun

Ventilada, a Viseira Speedo Wave é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Confeccionada em Poliéster, possui logotipo bordado e fecho em velcro com elástico.