MANTLE MODA SPORT

Destemidoscapa

Conheça a equipe capixaba de corrida de rua Destemidos

 

Destemidos

 

Em 2014, um grupo de dez amigos de Cariacica, região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, se reuniu para competir na categoria Decateto (dez pessoas) o Desafio Vitória Anchieta, percurso de 110 km, entre as duas cidades capixabas, a ultramaratona mais tradicional do Espírito Santo.

Sem a intenção inicial de criar um grupo de corrida, depois dessa competição outras pessoas começaram a se juntar ao grupo dos dez amigos e, logo depois, nasceria a equipe Destemidos.

“Como o grupo que começou era de dez pessoas, brincamos com termo 10temidos. Depois apareceu o adjetivo destemidos, hoje, o novo nome da equipe. São destemidos porque estamos sempre superando os próprios limites e buscando novos desafios”, conta o advogado André Couto, o Dedé, que faz parte da comissão de organização da equipe.

Hoje a equipe é formada por cerca de 80 atletas, na faixa-etária que vai do pequenino de oito anos a jovens senhores de 60 anos. E conta com atletas de ponta no masculino e feminino, que brigam por títulos e pódios nas competições do Espírito Santo. Tem no currículo, primeiros lugares em competições na categoria solo e por equipes e inúmeras medalhas em diferentes provas.

Para se ter uma ideia a equipe é bicampeã do Desafio Vitória Anchieta (2016, 2017) e tem um atleta tetracampeão da mesma competição na categoria solo 110 km (2014, 2015, 2016, 2017).

O grupo não conta com patrocínio ou apoio financeiro e mesmo assim não cobra mensalidade dos seus integrantes. A falta de recursos, no entanto, não é um limitador para que a equipe participe das principais provas de corrida de rua do Espírito Santo.

Alguns corredores bancam suas próprias despesas nas provas, além do grupo fazer ações para apoiar os que não tem condições para arcar com os custos de uma competição, como inscrição, viagem e alimentação.

“Temos pessoas de todos os níveis econômicos, mas a sua maioria é composta de trabalhadores de poucos recursos financeiros. Um apoio financeiro seria bem-vindo, mas a falta dele não é um impeditivo para que participemos das competições. Sempre nos apoiamos e nos ajudamos”, conta Dedé.

Educadores físicos auxiliam os atletas na preparação dos treinos, na elaboração de planilhas de exercícios, mas a maioria faz o seu próprio planejamento, com base na troca de experiência entre os integrantes da equipe.

Como são corredores de municípios diversos e até de outros estados, como São Paulo, os treinos acontecem nas suas respectivas regiões. Nos treinos coletivos, principalmente em períodos que antecedem as competições, o grupo todo se concentra numa determinada localidade.

Já os treinos diários da equipe ocorrem nas imediações da Superintendência Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, em São Torquato, Vila Velha, ao bairro Porto Santana, Cariacica, um percurso à beira-mar de 2 quilômetros.

 

Destemidos2

Equipe Destemidos em premiação do Desafio Vitória Anchieta 2016.

 

SANDRINHO .png

Sandro Santos de Oliveira, fundista.

 

OSIEL

Osiel Pereira Clemente, ultramaratonista.

 

MARIVALDO

Marivaldo Neri Oliveira, fundista.

 


ALGUMAS PROVAS


2016

 

Corrida Tribuna Ruas da Cidade (Vitória-ES) – 1º e 6º lugares geral nos 10km; 5º e

7º lugares geral nos 5km

Corrida Zumbi dos Palmares (Vitória-ES) – 1º lugar geral

Corrida Vila Velha Night Run (Vila Velha-ES) – 3º e 4º lugares geral

Track&Field Run Series Shopping Vitória (Vitória-ES) – 4º lugar geral

Corrida Nanuque (Nanuque-MG) – 1º lugar geral

Corrida do Trabalhador (Anchieta-ES) – 1º lugar geral

Corrida da Vale (Vitória-ES) – 2º lugar nos 10 km (categoria funcionário) e 4º lugar geral nos 5km (categoria funcionário)


2017

 

Corrida UVV (Vila Velha-ES) – 1º e 3º lugares geral feminino nos 10km; 2º lugar geral nos 10km (estudante da UVV)

Corrida Gazeta Sul Marataízes (Marataízes-ES) – 3º lugar geral

Corrida dos Bombeiros (Vitória-ES) – 3º lugar geral feminino

Corrida de São Pedro (Cachoeiro de Itapemirim-ES) – 5º lugar geral

Corrida da Cidade Saúde (Guarapari-ES) – 5º lugar geral 


CONTATO

10temidos.equipe@gmail.com
(27) 9 9972-5756 – Dedé
Instragram: @10_temidos

 

[mashshare] [mashshare]