MANTLE MODA SPORT

Two men on an early morning run.

POR QUE AS PESSOAS CORREM?

Por que você corre? A pergunta singular, e beira àquelas indagações, digamos, mais filosóficas, evoca uma lista variada de motivações. Todo corredor, amador ou profissional, carrega consigo motivo ou motivos que justificam a prática esportiva. Quando se fala no esporte de corrida (de rua, trilha, montanha ou aventura) enumera-se razões como como saúde, bem-estar, qualidade de vida, superação, competir, atingir metas.

Fizemos a pergunta aos próprios atletas: Qual o significado da corrida para você?

Foram variados os motivos e aspirações: estilo de vida, se tornar um ser humano melhor, sensação de liberdade, superação dos próprios limites, obter saúde, algo viciante, conhecer novos lugares, amor incondicional, felicidade e motivos transcendentes, a possibilidade de se conectar com o sagrado.

De todas as respostas, aquela que foi comum entre os corredores foi a possibilidade de fazer amizades. O fator afetivo, a socialização, a humanização, a possibilidade de contar com o apoio do outro na prática esportiva, a oportunidade de ter novos amigos, fortalecer os já existem, de estreitar vínculos solidários são apontados como um dos grandes benefícios e satisfações que a prática da corrida proporciona.

Leia o que os atletas disseram:


Liberdade 

Adriana

“Para mim, corrida é sensação de liberdade, é superação, é saúde, é qualidade de vida, é torcer pelos outros, é fazer amigos” – Adriana Rodrigues, corredora da equipe Team CORP de Paranoá, Brasília.


Amor incondicional

Leila

“Hoje a corrida faz parte da minha vida, integrada. Através da corrida fiz amigos, viajo passeio e não me vejo sem correr. Um amor incondicional, até viciante” – Leila Queiroz, equipe Runners Pró Saúde de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.


Alegria

Albenes

“É uma opção de vida. Uma busca pela qualidade de vida como também na construção de novas amizades. Corro para conquistar desafios, principalmente os pessoais, superar os próprios limites. Sempre fui uma pessoa feliz e sem muita frescura para viver, porém, a corrida me deu uma alegria maior ainda de viver de forma agradável. Fortaleceu meus valores como pessoa, a partir do momento em que dividimos com outras pessoas conquistas, momentos difíceis e principalmente as alegrias. É oportunidade de contemplar a natureza. Correr em trilha existe o sentido da doação, da solidariedade com o corredor do lado, verificar a existência de Deus em detalhes lindo que são proporcionados em cada trilha, dessa forma, entender a conexão que temos com a criação divina.” – Albenes André de Barros, o Ogro, do grupo de corrida Trilhos & Trilhas, de Recife, Pernambuco.


Terapia da mente

Victor

“A corrida é muito mais que um esporte, é um estilo de vida, é minha terapia, é onde me encontro e onde liberto minha mente. A corrida me proporcionou muito mais que saúde, me permitiu conhecer pessoas incríveis com histórias surreais de superação, a maioria delas nem sabe que motivam várias outras pessoas. A corrida me fez acreditar que tudo é possível a partir do momento que acreditamos e que somos capazes de muito mais do que imaginamos. A corrida é para ser vivida, ser sentida, e cada pessoa encara de uma maneira. Algumas querem apenas emagrecer, outras vão pela festa, pela paz que nos traz ou para superar seus limites. Eu corro porque gosto do desafio de saber até onde posso ir e tentar passar um pouco disso” – Victor Bravin, o Kainoa, corre pela Ultra Sports, de Vila Velha, Espírito Santo.

E você, por que você corre? Compartilhe esse matéria com seus amigos e diga para todos os motivos que o leva a correr? Queremos conhecer as suas inspirações!

 

[mashshare]